A indústria frigorífica de carne bovina tem grande importância no cenário econômico do país. E para que esse setor continue crescendo, o aperfeiçoamento da qualidade dentro das indústrias é essencial. Assim, para se ter essa competência bem consolidada é necessário o investimento em ferramentas da qualidade.

A indústria frigorífica é um mercado que está em constante crescimento e a qualidade é a competência mais almejada nas indústrias de alimentos. Essa busca se faz devido a consumidores que estão cada vez mais exigentes, mercados mais competitivos e leis mais rigorosas. 

Um dos principais setores da indústria alimentícia que tem a qualidade exigida de forma mais rígida pelos órgãos governamentais é o setor da indústria frigorífica. Por isso as indústrias frigoríficas têm investido cada vez mais na qualidade para se manterem competitivos.

Existem diversas ferramentas da qualidade e elas podem ser usadas separadas ou de forma integrada conforme a necessidade de cada empresa. Com o uso de ferramenta para gestão da qualidade é possível contribuir com a redução de custos, otimização de processos, melhoria da garantia de qualidade do alimento, além de ser fundamental para certificações. 

Essas certificações são necessárias para que os frigoríficos possam atingir mercados cada vez maiores. As principais ferramentas da qualidade nas indústrias frigoríficas são as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e têm como principal objetivo garantir a segurança e padronização do alimento e do processamento.

 

Afinal, o que é qualidade do produto?

Entende-se que a qualidade do produto é dependente da qualidade do processo, pois para atingir as dimensões da qualidade do produto é essencial que ainda na produção sejam visionadas essas dimensões. E a qualidade de produção é principalmente a capacidade de chegar mais perto do plano ideal de produção.

 

Controle da qualidade na indústria de alimentos 

O controle da qualidade na indústria de alimentos está diretamente ligado à segurança do mesmo. Pois é através do controle da qualidade que se monitora os fatores intrínsecos e extrínsecos que podem influenciar na segurança e qualidade do alimento.

 

Adoção da inovação tecnológica no setor frigorífico

O investimento na adoção da inovação tecnológica no setor frigorífico é fundamental para gerar maneiras mais responsáveis e otimizada de produzir e comercializar carne no país.

E separamos algumas tendências tecnológicas para os próximos anos no setor de frigoríficos.

 

Software de gestão

Diante do cenário apresentado, as novas tecnologias devem ser aproveitadas, pois acrescentam valor ao negócio. Muito utilizado em indústrias e outros setores produtivos, os frigoríficos começam a adotar o software de gestão na administração de seu negócio.

Com ele, é possível controlar toda a produção, logística, rastreabilidade, falhas e análise de dados de toda a cadeia bovina, passando pela carne e chegando até mesmo à análise genética e grau de produtividade por rebanho.

 

Automação industrial

Com a promessa de integração de máquinas, softwares e pessoas, criando sistemas flexíveis e adaptativos de produção, a automação tem se tornado cada vez mais comum em uma indústria que busca alcançar novos mercados.

A automação é vista como a solução para diversos problemas que a indústria enfrenta. Ao substituir a mão de obra por máquinas, reduz-se os custos com pausas na produção, os erros e as perdas decorrentes de falhas humanas, bem como o risco de contaminação do produto.

Também percebe-se uma redução no custo com energia, principalmente na indústria de refrigerados. Em torno de 70% de todo o consumo energético é decorrente do uso de compressores de salas de refrigeração.

O uso de máquinas poderia deixar a linha de produção menor, demandando menos consumo com refrigeração. Dessa forma, muitas vezes o investimento em automação compensa o que será economizado com energia.

Esses benefícios são vistos imediatamente após a sua implantação, desde os gestores, passando pelos funcionários e também pelos consumidores. Isso agrega mais qualidade ao produto e torna o frigorífico mais competitivo.

Seja por meio do software ou de outras ferramentas relacionadas ao setor frigorífico, é necessário abrir os olhos para o que a tecnologia já criou e coloca à disposição do mercado.

Ficar atento, portanto, é regra neste momento econômico, pois a necessidade de mudança e, sobretudo, inovação vem nos momentos de crise. 

 

Sistema completo de gestão para frigorífico Frigo-Data

O software da Frigo-Data permite a administração completa da indústria por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

Possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

Com a implantação do nosso ERP Frigorífico Frigo-Data, o cliente terá total controle, desde a compra do gado, abate, acerto com os pecuaristas até à desossa, produção, estocagem e venda, gerando, inclusive, informações financeiras, fiscais e contábeis, mapeamento e relatório de todos os processos envolvidos para a gestão completa de uma indústria de frigoríficos.

É o software de gestão mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da sua empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento de frigorífico.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br