Com a pandemia da Covid-19, rotinas tiveram que ser transformadas nas plantas industriais e atualmente o setor está vivenciando um aumento na adoção de soluções de automação com objetivo de criar novas oportunidades de negócios.

Neste cenário de pandemia, certas operações manuais se tornam difíceis de serem feitas com eficiência e dentro de determinados padrões exigidos, o que torna a automação atraente tanto do ponto de vista econômico quanto de qualidade.

A automação de frigoríficos favorece o desenvolvimento das atividades cotidianas, tornando determinados processos e etapas mais automatizados e gerando impacto positivo direto em questões relacionadas à redução de custos e à produtividade.

 

Mais segurança sobre as máquinas de desempenho

A automatização pode ser incorporada em todo o processo, mas nem todos os frigoríficos têm todas as instalações automatizadas, uma vez que isto exige grandes quantidades de matéria-prima e elevado nível de investimento. No entanto, a automatização de etapas de um processo é uma grande possibilidade atualmente, devido à tecnologia disponível.

Os benefícios para a cadeia são muitos, sendo assim, a Frigo-Data disponibiliza sistemas inteligentes que monitoram o desempenho dos produtos e processos em tempo real. Essa valiosa informação permite, aos processadores, uma tomada de decisões baseada em dados reais, o que oferece maior segurança e controle sobre suas máquinas e desempenho de produtividade do frigorífico.

 

Alteração na dinâmica de trabalho nos frigoríficos

A automação de frigoríficos nada mais é do que a análise em detalhes das necessidades da indústria com relação a determinado processo e ou sistema e a consequente apresentação de soluções que atendam a elas.

Buscado pelos frigoríficos, a automação dos processos produtivos já era um conceito bem difundido, mas, com a pandemia, este conceito foi plenamente consolidado alterando a dinâmica de trabalho nos frigoríficos.

O sistema oferece importantes vantagens nos processos fabris em unidades frigoríficas, como minimizar o contato da mão nos produtos ou manter os processos em linhas, os equipamentos também favorecem uma maior segurança microbiológica da carne.

Com a automação nos equipamentos necessários ao cotidiano, a produtividade é amplificada em níveis incomparáveis e os custos são consideravelmente reduzidos. É possível executar processos com maior excelência, com menor mão de obra e em tempo menor. Um processo em linha também permite rastreamento completo produto por produto, algo cada vez mais exigido pelo mercado.

 

Precisão e eficiência são requisitos essenciais no mercado

O setor frigorífico contribui com o desenvolvimento econômico e com a geração de empregos, além disso, oferece recursos tecnológicos para aumentar a eficiência e melhorar a qualidade dos produtos.

Para reduzir os custos operacionais devido à diminuição da mão de obra e, principalmente, redução de perdas que tradicionalmente ocorrem na produção de carnes. Abatedouros foi o setor que mais recebeu investimentos em focos na automação dos processos nos últimos anos.

Partindo para exemplos de automação na cadeia de frio são: automação na produção ou processamento, seleção e separação de pedidos e do monitoramento de produtos específicos durante o transporte ou armazenamento.

 

Controle e gerenciamento

As inovações dos meios de produção que oportunizam maior agilidade, padrão e qualidade aos processos estão em constante desenvolvimento. O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

As empresas do mundo todo têm investido em automação em suas plantas como resposta ao crescente custo e simultânea redução da disponibilidade de mão de obra. Essa reviravolta trouxe novos desafios operacionais, que exigiram uma compreensão clara das exigências das plantas e um gerenciamento mais integrado da produção e do processamento com o intuito de dar uma resposta mais eficaz a esses desafios.


Acompanhamento da produção em tempo real
 

Outro ponto importante é sobre o grau de uniformidade dos lotes que podem ter um significativo impacto na lucratividade dos frigoríficos. Dessa forma, a uniformidade deve encabeçar a lista de prioridades das empresas. Para melhorar a uniformidade e, consequentemente, a lucratividade, é necessário um gerenciamento integrado da produção e do processamento.

Com a aplicação de vários módulos integrados, é possível otimizar a mão de obra e acompanhar à distância o andamento da produção, solucionando eventuais problemas. A automação traz mais eficiência ao negócio porque aumenta o seu controle sob a operação.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio. 

São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br