As indústrias do ramo frigorífico são muito importantes, especialmente para sua economia. Com o desenvolvimento da tecnologia e as exigências cada vez maiores do mercado, faz com que as empresas procurem melhoria constante em seus processos de fabricação com objetivo de aprimorar a qualidade, reduzir custos e aumentar a produtividade com aproveitamento em escala de recursos.

As atividades operacionais de qualquer empresa devem ser desenvolvidas de forma racional, evitando desperdício de tempo, material e energia, sem causar impacto emocional aos funcionários e na qualidade dos produtos. Quando organizada, a empresa cria mecanismos para desenvolver suas atividades de forma simplificada, com o mínimo de desperdício e risco.

Há diversos desafios enfrentados pelas organizações desse ramo produtivo, especialmente ligados à concorrência. Por isso, é preciso ter uma estratégia competitiva que se consolida pela busca de uma posição competitiva favorável para essas empresas. Uma empresa tem vantagem competitiva quando está implementando uma estratégia de criação de valor.

Os frigoríficos, empresas produtoras e processadoras de carne, necessitam gerar e sustentar vantagens competitivas para sobreviverem, sendo seus principais desafios: diferenciar produtos, reduzir custos, formular estratégias mercadológicas inovadoras e pensar em novos modelos de negócios

 

Melhorar a rentabilidade por meio de um sistema de gestão

As organizações podem melhorar a rentabilidade, por meio de um sistema de gestão, desenvolvendo meios que possam direcionar a realização de atividades que de fato agreguem valor

O sistema de gestão para frigorífico Frigo-Data busca informatizar as indústrias de abate de bovinos, sejam plantas destinadas ao mercado interno ou externo, de pequeno a grande porte, seguindo as normas e exigências de cada mercado habilitado. Todos os processos são gerenciados de forma integrada com o sistema administrativo, tornando o ERP frigorífico completo e eficaz.

Uma importante ferramenta de apoio à tomada de decisão, as ações realizadas pelo software para gestão de frigorífico Frigo-Data:

 

  • Compra de boi;
  • Transporte;
  • Recepção dos animais;
  • Sangria (rastreabilidade);
  • D.I.F (rastreabilidade);
  • Abate;
  • Tipificação de carcaças (rastreabilidade);
  • Produção de miúdos e subprodutos;
  • Leitura de PH de carcaças;
  • Quarteio;
  • Desossa;
  • Industrialização;
  • Estocagem;
  • Expedição.

 

O software Frigo-Data permite a gestão completa da indústria por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

Nosso módulo indústria possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

 

Aumentar a produtividade de forma sustentável

Sucessivamente existe um enorme potencial de crescimento de produtividade, pelo aumento da automação e escala, pela mudança de forma de produção e organização e pelo aumento da eficiência.

Para alcançar um desempenho positivo de produtividade é essencial dispor de equipamentos de qualidade e com tecnologia atualizada. Quando se fala em aumento de produtividade, é importante associar a isso também o uso de novas tecnologias voltadas para inovação. 

A inovação dentro da empresa é encontrar entre os próprios colaboradores as soluções e ideias necessárias para resolver questões, sejam elas micro, condizentes às rotinas de trabalho, ou macro, impactando o fluxo de processos e a própria produtividade da indústria.

Os caminhos para aumentar a produtividade na indústria de forma sustentável é a origem de grande dor de cabeça para muitos gestores, que não sabem como equacionar o aumento da produção, com a manutenção dos custos e da qualidade, uma vez que com o maior acesso à informação em um mundo conectado e globalizado, os consumidores de hoje estão muito mais atentos a qualquer alteração de preço e qualidade.

 

Estruturar as atividades de forma eficiente

Aumentar a produtividade significa promover a melhoria em todas essas áreas, em sintonia, examinando as práticas atuais e fazer ajustes nesses fatores. Para conseguir aumentar a produção, sem aumentar os custos é preciso, portanto, entender como a empresa funciona como um todo.

Para ter um entendimento pleno da indústria, e da sua produtividade é primeiro entender a situação atual, para se projetar a situação futura. É preciso controlar os resultados das mudanças nos indicadores de produtividade, identificar o atingimento das metas pré-estabelecidas, e promover novos ciclos de melhoria, de modo a que este processo se torne contínuo.

 

Ferramenta que traz benefícios para o frigorífico

Seja por meio do software ou de outras ferramentas relacionadas ao setor frigorífico, é necessário abrir os olhos para o que a tecnologia já criou e coloca à disposição do mercado.

O investimento em tecnologia oferece resultados consideráveis para a sua organização, além da otimização de recursos e economia de despesas. Mas é importante lembrar, não basta coletar informações sobre toda a produtividade e processo do frigorífico, é preciso saber usá-las corretamente.

Possuir os processos que fazem parte do método de trabalho mapeados garante que as etapas serão cumpridas em sua totalidade, dessa forma, a empresa garante que a qualidade do serviço será mantida.

A Frigo-Data possui um sistema de gestão de frigorifico que vai lhe permitir um controle completo sobre sua empresa além de um enorme diferencial em relação à sua competição. É o software de gestão mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da sua empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento de frigorífico. 

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br