Quando falamos de gestão sabemos que tão importante quanto atingir bons resultados na logística da empresa, é saber também quais as variáveis foram responsáveis por esse feito. Dessa forma fica mais fácil investir no que está dando certo ou, por outro lado, corrigir o que não está de acordo com as metas.

Trabalhar às cegas nunca foi e nem nunca será a melhor maneira de gerenciar processos dentro de um frigorífico, até porque atualmente eles são fundamentais para o giro da nossa economia.

 

Qual a importância dos indicadores de desempenho?

 

Quando falamos em indicadores de desempenho, estamos nos referindo a algumas métricas definidas e que são capazes de precisar com eficiência como anda o desempenho da logística do seu negócio.

Logo, a tecnologia vem se desenvolvendo a longos passos e isso faz com que o mercado fique cada vez mais exigente, sendo assim, as empresas precisam se adaptar e cada vez mais aprimorar a qualidade, reduzir custos e aumentar a produtividade com aproveitamento em escala de recursos.

É preciso garantir uma eficiência logística em todos os processos e alinhar a um padrão de qualidade. Por exemplo, de nada adianta o frigorífico conseguir processar todas as suas vendas com agilidade, se na hora de separar as mercadorias houver lentidão e as mesmas ficarem acumuladas.

Quando as atividades operacionais são desenvolvidas de forma racional é possível evitar desperdício de tempo, material e energia, deixando de causar impacto emocional aos funcionários e na qualidade dos produtos. Com isso a empresa cria mecanismos para desenvolver suas atividades de forma simplificada, com o mínimo de desperdício e risco.

Uma empresa tem vantagem competitiva quando está implementando uma estratégia de criação de valor.

Os frigoríficos, empresas produtoras e processadoras de carne, necessitam gerar e sustentar vantagens competitivas para sobreviverem, sendo seus principais desafios: diferenciar produtos, reduzir custos, formular estratégias mercadológicas inovadoras e pensar em novos modelos de negócios.

 

Como melhorar a rentabilidade por meio de um sistema de gestão?

É sabido que aumentar a rentabilidade do negócio é sinônimo de tornar a empresa mais bem-sucedida, e consequentemente, obter um bom retorno sobre o investimento feito.

Para melhorar a rentabilidade, o grande aliado da empresa deve ser um sistema de gestão, desenvolvido para direcionar a realização de atividades que de fato agreguem valor.

O sistema de gestão para frigorífico Frigo-Data busca informatizar as indústrias de abate de bovinos, sejam plantas destinadas ao mercado interno ou externo, de pequeno a grande porte, seguindo as normas e exigências de cada mercado habilitado.

Por meio desse recurso, todos os processos são gerenciados de forma integrada com o sistema administrativo, tornando o ERP frigorífico completo e eficaz. Ou seja, é uma ferramenta de apoio à tomada de decisão. Confira as ações realizadas pelo software para gestão de frigorífico Frigo-Data:

 

  • Compra de boi;
  • Transporte;
  • Recepção dos animais;
  • Sangria (rastreabilidade);
  • D.I.F (rastreabilidade);
  • Abate;
  • Tipificação de carcaças (rastreabilidade);
  • Produção de miúdos e subprodutos;
  • Leitura de PH de carcaças;
  • Quarteio;
  • Desossa;
  • Industrialização;
  • Estocagem;
  • Expedição.

 

Além disso, o software Frigo-Data permite a gestão completa da indústria por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

É uma tecnologia que possibilita realizar os processos com mais agilidade. Nosso módulo indústria possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

 

Como aumentar a produtividade de forma sustentável e eficiente? 

Com o uso de um sistema, fica mais fácil visualizar quais materiais são mais rentáveis e quais deles precisam de uma melhoria nesse indicador. Sucessivamente existe um enorme potencial de crescimento de produtividade, pelo aumento da automação e escala, pela mudança de forma de produção e organização e pelo aumento da eficiência.

Os caminhos para aumentar a produtividade na indústria de forma sustentável é a origem de grande dor de cabeça para muitos gestores, que não sabem como equacionar o aumento da produção, com a manutenção dos custos e da qualidade, uma vez que com o maior acesso à informação em um mundo conectado e globalizado, os consumidores de hoje estão muito mais atentos a qualquer alteração de preço e qualidade.

 

Por isso o investimento em um software é tão importante

Aumentar a rentabilidade é uma estratégia que está totalmente ligada à melhoria da gestão financeira da empresa. Para isso, é importante otimizar processos, melhorar os controles sobre as informações, diminuir erros e evitar falhas.

Para alcançar um desempenho positivo de produtividade é essencial dispor de equipamentos de qualidade e com tecnologia atualizada. Quando se fala em aumento de produtividade, é importante associar a isso também o uso de novas tecnologias voltadas para inovação. 

Compreender os processos e a sua produtividade é preciso identificar a situação atual para se projetar a situação futura. É preciso controlar os resultados das mudanças nos indicadores de produtividade, identificar o atingimento das metas pré-estabelecidas, e promover novos ciclos de melhoria, de modo a que este processo se torne contínuo.

 

A tecnologia oferece resultado para o frigorífico

Buscar soluções mais eficientes e sustentáveis, seja por meio do software ou de outras ferramentas relacionadas ao setor frigorífico, é necessário abrir os olhos para o que a tecnologia já criou e coloca à disposição do mercado.

Não basta coletar informações sobre toda a produtividade e processo do frigorífico, é preciso saber usá-las corretamente. O investimento oferece resultados consideráveis para a sua organização, além da otimização de recursos e economia de despesas.

 

Possuir os processos que fazem parte do método de trabalho mapeados garante que as etapas serão cumpridas em sua totalidade, dessa forma, a empresa garante que a qualidade do serviço será mantida.

 

A Frigo-Data possui um sistema de gestão de frigorífico que lhe permite um controle completo sobre sua empresa, além de um enorme diferencial em relação à sua competição. 

É o software de gestão mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da sua empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento de frigorífico. 

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br