Saber inovar e aprimorar os produtos e serviços de um frigorífico, assim como, o ambiente de trabalho, é primordial para qualquer empresa que busca uma constante expansão. Para isso, ter um sistema de gestão sólido, eficaz, é possível enfrentar os desafios e oportunidades da gestão da qualidade.

Em um mercado extremamente competitivo, qualquer detalhe pode fazer a diferença. Mesmo um erro pequeno de padronização pode colocar tudo a perder. Por isso, os frigoríficos estão investindo cada vez mais em tecnologias que controlam, padronizam e otimizam processos.

Foco na melhoria de todos os processos do frigorífico

Impulsionar o crescimento do negócio exige muitas das vezes a realização de mudanças no posicionamento da empresa e de seus processos. Cabe aos profissionais responsáveis pela gestão da qualidade, e a cada um dos colaboradores, entender e avaliar os impactos em relação às mudanças propostas em cada etapa dos processos, de forma que a qualidade do produto seja preservada ou mesmo melhorada.

As melhorias necessárias passam por todas as etapas da fabricação e comercialização do produto. Assim, a gestão da qualidade no sistema frigorífico deve ser observada desde o planejamento, produção, gestão de pessoas, relacionamento com fornecedores e clientes. 

São muitos os benefícios de investir nessa estratégia, os quais permeiam processos, áreas e equipes da organização. Aqui, vamos citar os quatro principais:

#1 - Aumento da satisfação dos clientes finais

Investir na qualidade é buscar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos do mercado consumidor.

#2 - Redução de custos nos processos de produção

Com um controle mais apurado de todo o processo de produção, é possível identificar possíveis pontos de falha e corrigir antes mesmo que elas aconteçam. A falta de qualidade gera uma série de custos tangíveis e intangíveis para o frigorífico. Sendo eles:

  • Retrabalho;
  • Descarte e perdas;
  • Perda de clientes;
  • Baixa no faturamento;
  • Perda de mercados.

#3 - Mais competitividade no mercado

Este conceito de qualidade total é primordial para os frigoríficos se tornarem competitivos, pois a eficiência e eficácia que ela proporciona são capazes de garantir satisfação dos clientes e aumento das vendas, tanto no que diz respeito ao atendimento quanto na qualidade dos produtos. Os processos tornam-se mais ágeis, os produtos sempre seguindo altos padrões de qualidade e o número de erros/acidentes cai expressivamente.

#4 - Registro das atividades no frigorífico

Ao implementar a gestão da qualidade, no processo produtivo de um sistema frigorífico, as atividades de todo o processo devem ser registradas para identificar os passos da produção. Com um sistema bem detalhado, o gestor tem a oportunidade de reproduzir as atividades de forma exata, sem esquecer nenhuma etapa ou cometer erros ao longo das execuções das tarefas.

O uso de sistema para automação e gestão de frigoríficos, neste processo, tem apresentado benefícios exponenciais para a indústria frigorifica. A Frigo-Data oferece um sistema de gestão e controle de produção frigorifica fornecendo dados em tempo real, para abatedouros e frigoríficos que permite controlar e monitorar de forma eficiente todos os aspectos do processo de produção, desde o recebimento dos animais vivos até a expedição dos pedidos.

Revolucionar o sistema frigorífico

Além de transformar um negócio, a gestão de qualidade pode garantir uma saúde financeira muito mais alinhada. Isso porque os frigoríficos que adotam essa estratégia acabam focando mais nas necessidades e nos desejos dos seus clientes/consumidores. Assim, elas colocam seus padrões de qualidade lá no alto, de tal modo que eles se tornam perceptíveis ao público. 

Muito mais do que apenas investir em obter produtos e processos otimizados, o frigorífico deve pensar na melhoria constante, o que vai garantir novas oportunidades de desempenho a curto e longo prazo. 

A tecnologia está promovendo uma revolução em todas as frentes nos sistemas frigoríficos. Além de se tornar uma vantagem competitiva, agrega valor operacional e transforma a maneira como as empresas se posicionam no mercado. 

O objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre pela qualidade. Por isso, o sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.

Decisões inteligentes geram ações assertivas

Sabemos que os sistemas frigoríficos precisam lidar com um grande volume de informações, que são alteradas constantemente, compartilhadas e referente aos mais diversos departamentos e que são utilizadas por todos os colaboradores.

É necessário ter uma base de dados confiável, para dela se extrair informações que seu frigorífico precisa para alavancar os resultados, ou seja, você trabalhará nas informações que deseja acessar, e assim, ganha tempo para se aprofundar em análises e tomadas de decisões. Desta forma, decisões inteligentes geram ações assertivas.

Porém, a falta de uma boa gestão de dados pode atrapalhar os diferentes processos e procedimentos, resultando na queda da produtividade. E, mais do que isso, se as informações da companhia se dispersarem por vários locais de forma descontrolada, pode ser difícil encontrá-las quando você precisar.

O sistema de gestão e automação de frigoríficos Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br