A competitividade no mercado frigorífico é acirrada, e em grande parte dos setores, as empresas competem pela atenção e preferência do cliente, mas para conseguir atingir o alvo, a palavra de ordem é a automação de processos. Fazer mais, em menos tempo, com custos menores e com uma qualidade ainda melhor.

Mas vamos entender a diferença entre automação e automatização:

Algumas pessoas têm dúvida se automatização de processos e automação se referem à mesma coisa. Ainda que semelhantes, não são conceitos iguais.

A automação é quando uma atividade pode ser executada sem interferência ou intervenção humana. Por exemplo, um sistema de dados analíticos coleta informações, buscando padrões ou tendências, que serão analisadas por um time de marketing em busca de oportunidades.

Já a automatização parte do princípio de que um ser humano precisa programar, gerenciar ou controlar a ação. No sistema de dados analíticos, por exemplo, você pode criar metas configuradas para avaliação dos resultados.

As metas representam uma automatização do processo de acompanhamento de KPI, já que é definida e cadastrada de acordo com parâmetros estabelecidos pelo profissional.

A importância da automação de processos

A automação de processos significa a racionalização e otimização das atividades que geram os resultados de uma organização. Seu principal objetivo é “enxugar” a produção: reduzir o trabalho e o tempo de execução, substituindo tarefas manuais por aplicações de software.

Com o desenvolvimento da tecnologia e as exigências cada vez maiores do mercado, faz com que as empresas procurem melhoria constante em seus processos de fabricação com objetivo de aprimorar a qualidade, reduzir custos e aumentar a produtividade com aproveitamento em escala de recursos.

Há diversos desafios enfrentados pelas organizações desse ramo produtivo, especialmente ligados à concorrência. Por isso, é preciso ter uma estratégia competitiva que se consolide pela busca de uma posição competitiva favorável para essas empresas.

Criando novas estratégias de valor

Uma empresa tem vantagem competitiva quando está implementando uma estratégia de criação de valor.

Durante a pandemia, as plantas industriais tiveram que ser repensadas para que os frigoríficos se adequassem às regras sanitárias instituídas pelas autoridades em saúde, sobretudo no que diz respeito à rotina dos colaboradores.

Nós sabemos que os frigoríficos são ambientes com baixas temperaturas e devido às necessidades da linha de produção, é comum que os trabalhadores fiquem mais próximos durante o período de trabalho. 

Para conter a disseminação do novo coronavírus dentro das unidades frigoríficas, foi necessário fazer um rodízio de colaboradores, bem como afastar os que integram o grupo de risco.

De acordo com especialistas do setor, não houve queda na produtividade. Porém, os custos operacionais ficaram maiores já que as unidades mantêm os colaboradores do grupo de risco afastados com remuneração integral, em contrapartida, mais pessoas tiveram que ser contratadas para minimizar essas ausências.

Diante desse cenário, a automação de alguns processos foi aplicada nos frigoríficos como uma forma de reduzir custos operacionais, principalmente, nas atividades que antes eram executadas de mão em mão pelos colaboradores.

Além de promover um processo mais racional e facilitar a correção de erros na medida em que eles aparecem, a automação gera uma economia considerável e reduz todo tipo de desperdício que pode ocorrer em uma organização: de tempo, de dinheiro, de esforços e de recursos.

Existem vários benefícios para os frigoríficos, como maior higiene dos processos, pois desse modo, não há contato humano com as carnes, diminuindo o risco de contaminação dos produtos por agentes patogênicos.

Outro ponto importante nas unidades frigoríficas e que interfere muito na conservação do produto é a temperatura. As temperaturas inadequadas podem colocar em risco a qualidade das peças e também aumentar o risco de contaminação.

Por meio da automação, há possibilidades de controles mais precisos de temperatura, evitando danos aos produtos.

Quando implementada, a automação de processos garante os seguintes resultados:

  • Produção rápida, garantindo a satisfação do cliente, que recebe sua mercadoria ou serviço em um prazo menor. Além disso, a empresa pode conseguir mais contratos, pois consegue executá-los em um tempo reduzido;
  • Garantia de qualidade, pois, em um sistema racionalizado, a quantidade de erros é mínima e podem ser corrigidos com facilidade. O aperfeiçoamento da técnica favorece a redução de custos, tanto a diminuição do tempo, quanto a menor incidência de erros;
  • Aumento do lucro, pois se economiza durante o processo, possibilitando atender uma quantidade maior de consumidores ao mesmo tempo.

Tomadas de decisões assertivas 

As ações realizadas pelo software de automação para frigorífico Frigo-Data auxiliam na tomada de decisões pelos seguintes módulos:

  • Compra de boi;
  • Transporte;
  • Recepção dos animais;
  • Sangria (rastreabilidade);
  • D.I.F (rastreabilidade);
  • Abate;
  • Tipificação de carcaças (rastreabilidade);
  • Produção de miúdos e subprodutos;
  • Leitura de PH de carcaças;
  • Quarteio;
  • Desossa;
  • Industrialização;
  • Estocagem;
  • Expedição.

O sistema de automação Frigo-Data permite a gestão completa da indústria por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

Nosso módulo indústria possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

A Frigo-Data possui um sistema de gestão de frigorífico que lhe permite um controle completo sobre sua empresa, além de um enorme diferencial em relação à sua competição. É o software de gestão mais completo do mercado que atenderá com excelência todas as necessidades da sua empresa e o fluxo completo dos processos e controle de gerenciamento de frigorífico. 

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br