Nos últimos anos, a indústria frigorífica tem enfrentado uma demanda crescente por carne de alta qualidade, enquanto a eficiência operacional tornou-se um fator-chave para manter a competitividade.

Para alcançar a excelência nesse cenário desafiador, frigoríficos estão recorrendo à automação de seus sistemas para garantir uma produção rápida, com qualidade consistente e, consequentemente, obter lucros recordes. 

Equipamentos automatizados, como sistemas de corte e desossa, podem processar grandes volumes de carne de forma muito mais rápida e eficiente do que o trabalho manual. Isso resulta em um aumento significativo na produtividade, permitindo que os frigoríficos atendam à demanda crescente do mercado de forma mais ágil.

Como por exemplo, máquinas automatizadas cortam, desossam e embalam carnes a uma velocidade que seria impossível de alcançar com mão de obra manual. Isso não apenas acelera a produção, mas também reduz o desperdício e maximiza a utilização de recursos, contribuindo para a economia de tempo e dinheiro.

Mais velocidade e qualidade

A automação não é apenas sobre velocidade, mas também está ligada à qualidade. Sistemas frigoríficos automatizados obtêm um controle preciso sobre os processos de produção, desde o envolvimento da carne até o empacotamento final. Isso garante que os produtos atendam a padrões rigorosos de qualidade, eliminando variações que possam ocorrer devido ao fator humano.

A automação não substitui completamente a mão de obra humana, mas permite que os trabalhadores se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas. Isso não apenas melhora o ambiente de trabalho, mas também reduz os custos associados à força de trabalho, na medida em que menos pessoal é necessário para a realização de tarefas repetitivas e fisicamente exigentes.

Alta tecnologia que facilita e agiliza processos

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data possui alta tecnologia em informatização para indústrias de abate de bovinos, sejam plantas destinadas ao mercado interno ou externo, de pequeno a grande porte, seguindo as normas e exigências de cada mercado habilitado. Todos os processos são gerenciados de forma integrada com o sistema administrativo, tornando o ERP frigorífico completo e eficaz.

Além disso, o sistema de gestão frigorífica da Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente dentro do frigorífico.

A automação do sistema frigorífico pode contribuir para maximizar a segurança, escalabilidade e rentabilidade do negócio. Entre algumas maneiras de alcançar esses objetivos, estão:

  • Rastreabilidade melhorada: A automação permite o registro e monitoramento detalhado de cada etapa do processo de produção.
  • Aumento da segurança no local de trabalho: Pode ser usada para executar tarefas perigosas e repetitivas, o que ajuda a melhorar a segurança no local de trabalho. Isso reduz o risco de lesões e melhora o ambiente de trabalho dos funcionários.
  • Maior escalabilidade: As operações automatizadas podem ser expandidas facilmente para atender à demanda crescente, tornando as empresas mais competitivas e qualificadas para o crescimento.

Tendência eficiente, segura e rentável

A automação é uma tendência que continuará a moldar o futuro da indústria frigorífica, tornando-a mais eficiente, segura e rentável.

A automação do sistema frigorífico é um dos principais impulsionadores do sucesso dos frigoríficos de excelência. Ao acelerar a produção, garantir qualidade consistente e reduzir erros humanos, essas empresas não apenas atendem às expectativas dos consumidores, mas também maximizam seus lucros. 

Produzir mais, melhor e com baixo custo

Os frigoríficos que implementam a automação podem obter uma vantagem competitiva, pois produzem mais, melhor e um custo mais baixo, tornando-se mais atraentes para os consumidores e parceiros de negócios.

Os sistemas automatizados podem ser programados e reprogramados para se ajustarem a diferentes produtos e lotes. Isso fornece facilidade para lidar com uma variedade de carnes e produtos relacionados.

O módulo indústria da Frigo-Data possui os recursos de etiqueta, separação de carne para o mercado interno ou externo seguindo os padrões de qualidade exigidos, faturamento, nota fiscal, boleto, frete de venda, frete compra, comissão de vendas, controle de qualidade, fluxo completo dos processos e controle de aspersão de frigorífico.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data automatiza tarefas, centraliza informações, padroniza processos, eleva o nível de controle e gerenciamento, disponibilizando informação segura e em tempo real, que são utilizadas para tomada de decisão por líderes, gestores e diretores.

As indústrias que pretendem e investem em modernizar seus processos, buscam vantagens competitivas no mercado. Para facilitar as atividades do seu frigorífico, a Frigo-Data oferece o melhor sistema de automatização para frigoríficos do mercado, gestão completa da sua indústria de frigoríficos.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data disponibiliza relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie-nos um e-mail para comercial@frigo-data.com.br.