O Business Intelligence, conhecido como BI, é uma estratégia que revoluciona o processo de coleta e transformação de dados em informações valiosas e compreensíveis. Essa abordagem possibilita a rápida e aprofundada geração de relatórios e análises preditivas, fornecendo insights cruciais para a tomada de decisões operacionais.

No contexto da gestão frigorífica, o BI oferece suporte inteligente às decisões por meio de um processo robusto de captação de dados. Informações relevantes são adquiridas por um sistema e armazenadas em um banco de dados adaptado às necessidades específicas do negócio.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data opera alinhado aos princípios do BI, facilitando a visualização de indicadores de produção por meio de gráficos, promovendo uma administração mais inteligente na indústria de processamento de bovinos.

A grande vantagem do BI é proporcionar dados embasados para as decisões estratégicas e de planejamento, reduzindo a dependência de intuições e palpites. A natureza dos dados a serem coletados varia conforme a natureza do negócio, tamanho do frigorífico e recursos disponíveis. Essa análise personalizada é essencial para uma estratégia eficaz.

Com o Frigo-Data, é possível visualizar, em tempo real e por meio de painéis de controle, informações cruciais como vendas por período, produtos mais demandados, mapeamentos de vendas, abates por hora, custo de frete, preço de compra e venda, proporcionando uma gestão completa e eficiente de toda a cadeia do frigorífico.

Operacionalizando o Business Intelligence em Sistemas Frigoríficos

As ferramentas de BI acessam e analisam conjuntos de dados, apresentando resultados por meio de relatórios analíticos, resumos, painéis gráficos e mapas. Essas ferramentas visam fornecer informações detalhadas sobre o estado do sistema frigorífico, sendo essencial alinhar quatro vertentes para otimizar seu funcionamento.

  • Coleta de dados da empresa
  • Organização e análise dos dados coletados
  • Utilização desses dados convertidos em informações
  • Mensuração dos resultados obtidos

Os dados do BI ajudam a extrair o máximo de conhecimento e insights dos processos do frigorífico, podendo ser aplicados em diversas áreas, como gestão e vendas, marketing, entre outras.

A incorporação do BI nas estratégias do sistema frigorífico oferece benefícios acumulativos ao longo do tempo, incluindo:

  • Identificação de custos desnecessários.
  • Geração de oportunidades a partir de resultados analisados.
  • Facilidade de acesso a diferentes tipos de relatórios.
  • Agilidade na tomada de decisão.
  • Mais assertividade nos investimentos.
  • Alinhamento ágil às tendências e demandas do mercado.

Contrariamente à crença comum, o BI não existe apenas para captar informações corretas. Sua verdadeira função é detectar desafios e contradições, identificando informações que não se alinham. A análise cruzada de dados de diferentes bases possibilita a obtenção de insights relevantes.

A utilização de sistemas automatizados, como o Frigo-Data, é altamente recomendada para garantir informações ágeis e confiáveis. Este sistema realiza o gerenciamento de piquetes, formulações, gestão do trato, integração com sistemas de pesagem, agilizando a manipulação diária dos tratos.

Os módulos adicionais do sistema, como Financeiro, Faturamento, Contábil e Almoxarifado, complementam a integração da movimentação na rotina do frigorífico. O controle de qualidade é prioritário, visando produzir conforme as especificações de segurança, com o menor custo possível, sempre priorizando a qualidade.

A gestão frigorífica está experimentando uma transformação significativa com a introdução do Business Intelligence (BI). O Business Intelligence, ou inteligência de negócios, representa uma abordagem que revoluciona a coleta e análise de dados, convertendo informações em insights valiosos. Nesse contexto, o BI emerge como uma ferramenta revolucionária que reconfigura a gestão frigorífica de maneira abrangente.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br