O Business Intelligence (BI) é usar da coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar melhores decisões e saber se os investimentos feitos estão trazendo bons resultados. É um recurso que dá suporte à tomada de decisões mais assertivas, sendo capaz de aprimorar a gestão do seu negócio. 

O método é conduzido pela tecnologia e composto por uma série de conceitos e técnicas que dão suporte à tomada de decisões e contribuem para um gerenciamento mais inteligente. 

As informações são agrupadas em grandes conjuntos de registros e disponibilizadas por meio de  dashboards, gráficos, análises preditivas, relatórios analíticos, mapas, resumos, dentre outros recursos visuais. Com esses métodos, é possível ter conhecimento total da empresa e mensurar o desempenho atual e futuro do mercado de atuação.

As etapas acontecem desde coletar os arquivos reunidos e estabelecer o que é útil ou não para a empresa; fazer a gestão e análise sobre o que foi coletado e armazenado e fazer o processamento e disponibilizar de forma visual; e controlar, com base na análise, a equipe responsável pode monitorar os resultados da companhia.

 

Frigo-Data opera com base em conceitos de BI

A grande quantidade de operações realizadas continuamente dentro do frigorífico exige controle assertivo dos dados e transações. Para realizar uma análise completa e adequada dessas informações, são necessárias soluções que auxiliem na coleta, armazenagem e monitoramento de toda a cadeia produtiva. 

O software gestão de frigorífico Frigo-Data opera com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores de produção, compilando-as em gráficos que garantem uma administração mais inteligente num frigorífico de bovinos.

É possível visualizar em tempo real, por meio de painéis de controle, que permitem os registros de maneira clara e organizada, como venda por período, produtos, mapeamentos da venda, abate por hora, custo do frete, preço compra, preço venda, dados em tempo real proporcionando a gestão completa e eficiente de toda cadeia do frigorífico.

As informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporciona uma gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Além disso, com o recurso, o cliente tem acesso aos relatórios e com informações sobre o grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa.

 

BI para uma gestão eficiente de informações

Atualmente, uma empresa não deve ter problema hoje em gerar dados e informações sobre seus processos, pois existe uma facilidade em aplicar métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) em qualquer aspecto do negócio. Mas a dificuldade está em gerenciar todas as informações e organizá-las para que sejam fonte de esclarecimento, e não de incertezas ou insatisfação.

Por meio do sistema de Business Intelligence, todos os dados relevantes aparecem em dashboards, ou seja, são exibidos em painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.

 

Dados estratégicos e uma gestão de destaque

O BI transforma dados brutos em referências que trazem insights sobre a operação e os resultados de uma empresa através de uma série de ferramentas e técnicas que incluem a visualização de dados em formatos diferentes, dashboards com gráficos e cruzamento de informações.

Contar apenas com os softwares não é suficiente para uma boa administração, é preciso criar estratégias a fim de obter uma gestão eficiente e adotar conjuntos de práticas para ser utilizadas pela empresa com intuito de se obter a qualidade pretendida para o produto e ser destaque no mercado.

 

É preciso gerar informações ágeis e confiáveis

A gestão da rotina é fundamental para garantir o sucesso financeiro de uma operação de confinamento. Afinal, impactos diários de falhas em atividades, como carregamento do vagão, distribuição do trato e manejo do cocho, são muito prejudiciais para o negócio como um todo.

Gerenciar todos esses processos produtivamente com metas e indicadores aliados a acompanhamentos sistemáticos. Possibilitando assim, identificar e sanar desvios com agilidade e precisão, o que permite o resultado financeiro do confinamento.

A gestão do confinamento é feita através do gerenciamento principal de todas as etapas para alcance das metas de consumo, performance produtiva e custo de cada animal. Os processos são padronizados e os dados analisados diariamente, para atingir os resultados esperados.

O sistema de abate reúne diversas funcionalidades essenciais como: relatório de pesagem das carcaças, data de abate, lote, idade, sexo do animal, classificação por meio da faixa de peso, tipificação das carcaças, rastreabilidade animal para exportação.

A utilização de um software que automatiza todo o processo de coleta de dados é super recomendada, afinal, é preciso gerar informações ágeis e confiáveis. O sistema de gestão Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente.

Os demais módulos do sistema de gestão, como o Financeiro, Faturamentos, Contábil, Almoxarifado, complementam a integração da movimentação da vida do confinamento.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de gestão Frigo-Data oferece um método que atende as suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br