Para manter um frigorífico em funcionamento no complexo mercado atual, é preciso prever o futuro ou quase isso. Trata-se de entender probabilidades e relações causais para antecipar cenários e elaborar planos de contingência, ou evitar esses desdobramentos. Assim, soluções como Business Intelligence e análise de dados são fundamentais.

O termo Business Intelligence, ou BI, se refere ao uso de ferramentas tecnológicas para a mineração, coleta, consolidação, organização, tratamento, correlação, análise e apresentação de dados empresariais, gerando reflexões ou insights.

O Business Intelligence oferece o apoio para as decisões de forma inteligente, por meio de um processo de captação de dados. As informações são adquiridas de qualquer sistema e gravadas em um banco de dados modelado para o seu negócio. O uso de dados no frigorífico serve para que a tomada de decisão seja mais assertiva. Além desse objetivo geral, ainda há outros mais específicos, como:

  • Gestão eficiente de informações: os dados são bem organizados e fáceis de serem localizados. Também são gerados em formato de relatório e dashboards interativos.
  • Reconhecimento de falhas: ao analisar os resultados de suas operações, como o volume de vendas, por exemplo, podem ser reconhecidos gargalos que atrapalhem as operações. Assim, medidas são tomadas baseados em dados reais para correção dos erros.
  • Otimização de processos: o uso de dados também possibilita que se perceba quais atividades levam mais tempo para serem feitas. Dessa forma, elas podem ser automatizadas, por exemplo.

A transformação digital aumentou a competitividade entre as empresas e o enorme volume de dados gerados diariamente na rede precisa ser coletado, armazenado e se converter em ativos valiosos ao negócio. Tão importante quanto a empresa ter um sistema que faça os procedimentos citados é permitir que os gestores tomem decisões acertadas e rápidas.

Frigorífico com diferenciais competitivos

Quanto ao funcionamento do Business Intelligence, a primeira observação é que ele não dirá aos gestores o que fazer ou o que acontecerá se eles seguirem um determinado curso, assim como também não se resume apenas a um gerador de relatórios.

O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data opera com base em conceitos de BI, por meio de um processo de captação de dados que facilitam a visualização de indicadores de produção, compilando-as em gráficos que garantem uma administração mais inteligente num frigorífico de bovinos.

É possível visualizar em tempo real, por meio de painéis de controle, que permitem os registros de maneira clara e organizada, como venda por período, produtos, mapeamentos da venda, abate por hora, custo do frete, preço da compra, preço da venda, dados em tempo real proporcionando a gestão completa e eficiente de toda cadeia do frigorífico.

O BI que que o frigorífico se antecipem e solucionem seus problemas de forma preventiva.

Usar o BI para tomar melhores decisões dentro do frigorífico

As vantagens do Business Intelligence para as empresas, por meio das análises preditivas, são muitas. Observe os principais benefícios:

  • Otimização de custos com Automação: a empresa identifica maneiras para gastar menos em suas operações, principalmente aquelas atividades repetitivas que não agregam valor à companhia.
  • Aumento da produtividade: é possível identificar em quais pontos a empresa pode melhorar para se tornar mais produtiva, automatizando tarefas, por exemplo;
  • Identificação de oportunidades: os relatórios de dados podem ajudar a identificar novas oportunidades de negócio, fazendo com que a empresa aumente os lucros.

Como os dados são a base dos processos de inteligência de negócios, coletá-los nas fontes disponíveis — bancos de dados, ERP, aplicativos, plataformas, planilhas etc. — garantirá que nenhuma variável seja ignorada e evitará que os resultados sejam imprecisos.

As informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionam uma gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Renovação das percepções e o aproveitamento de novas oportunidades para o seu negócio.

A relação entre Business Intelligence e análise de dados é preponderante para que insights estratégicos surjam das informações empresariais. A vantagem competitiva, gerada com sua aplicação, é fundamental para manter uma empresa no mercado atual. Por isso, não deixe de implementá-los!

Manter um acompanhamento, realizando novos processos de análise de dados de maneira contínua ou mantendo um controle do desenvolvimento das decisões tomadas, permitirá a renovação das percepções e o aproveitamento de novas oportunidades pelo negócio.

A utilização de um software que automatiza todo o processo de coleta de dados é super recomendada, afinal, é preciso gerar informações ágeis e confiáveis. O sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente.

Os demais módulos do sistema de gestão, como o Financeiro, Faturamentos, Contábil, Almoxarifado, complementam a integração da movimentação da vida do confinamento.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. 

Por isso, o sistema frigorífico Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 e fale com um de nossos especialistas.