A automação de frigoríficos surgiu para facilitar, agilizar, reduzir custos nos processos e, ao mesmo tempo, diminuir a possibilidade de erros ou não conformidades. Existente no cotidiano das indústrias, a automação industrial gera eficácia, diminuição de falhas, maior produtividade e agilidade, e principalmente redução de custos. Ou seja, para que uma empresa alcance o sucesso é necessário investir na automação industrial.

A condição ótima da cadeia de frio, desde a produção até a entrega ao consumidor final, apresenta desafios que variam de acordo com o produto, o processo de produção, processamento e distribuição. Através da automação de frigorífico, as linhas de produção em diversas áreas possuem resultados altamente satisfatórios, comparados aos que já haviam obtido anteriormente de sua aplicação.

Para que uma empresa se mantenha competitiva tanto em tecnologia de produção quanto em produtividade e entrega da solução com o melhor custo benefício para o cliente, a automação de frigoríficos não é um diferencial, é um pré-requisito de sucesso.

Reduzir custos na produção e agregar mais valor

Adotar a automação de frigoríficos é uma decisão que anula a necessidade de impor tarefas adicionais aos colaboradores. E boa parte dos sistemas é planejada especialmente para trabalhar em diversos meios de produção sem depender de manuseio. Isso acaba por também reduzir custos com recursos que até então eram desperdiçados.

Em um mundo com políticas e clientes cada vez mais preocupados com responsabilidade ambiental, isso pode acabar se tornando um valor dentro do frigorífico, impulsionando-a ao progresso.

Como a automação de frigoríficos pode reduzir custos?

  • Mão de obra: 

Com o sistema automatizado, as máquinas estão prontas para realizar diferentes métodos de produção sem que seja necessária a manipulação humana.  Dessa forma, já os trabalhadores podem ser designados para realizar outras demandas no frigorífico.

  • Processos corretos e corrigidos:

A precisão das máquinas é tão alta que os processos são feitos de forma muito mais ágil e correta. Dessa forma diminui retrabalhos e despesas com horas extras e perda na produção por erros. 

  • Energia elétrica:

Ainda que precise dela para funcionar, as máquinas acabam diminuindo o consumo de energia elétrica. Entre os diferenciais que elas trazem estão o acionamento e desligamento de máquinas em horários pré-programados, o controle da temperatura dos ambientes, da iluminação e do consumo de gás, água e eletricidade.  Além destas, existem outras funcionalidades bem interessantes que também impactam na economia de energia. Como já dito, espaços onde a presença humana não é requerida podem trabalhar com as luzes apagadas, o que otimiza ainda mais os gastos com energia.

  • Reduz desperdícios:

Além de economizar luz, a automação de frigoríficos ainda pode reduzir consideravelmente os desperdícios, uma vez que as máquinas garantem a maior qualidade dos produtos. Ao adotar um sistema de automação eficiente, você não correrá o risco de produzir aquele enorme lote de itens defeituosos e ter que jogá-los fora por estar fora dos padrões de mercado. Mais que isso, as máquinas modernas requerem menos materiais, proporcionando a redução de custos que pode se converter em preços mais competitivos no mercado e mais lucratividade para o frigorífico.

Como cada frigorífico enfrenta necessidades e condições financeiras específicas, é possível prever quando o investimento em automação retornará ao negócio. A verdade é que, em termos de tecnologia e qualidade do produto final, muitas vezes os benefícios da automação podem ser percebidos logo após sua implementação, tanto pelos consumidores quanto pelos próprios trabalhadores do frigorífico.

Reduções proporcionadas pela automação de frigoríficos:

  • Redução dos custos com mão de obra;
  • Redução dos custos decorrentes de falhas humanas;
  • Redução das pausas na produção;
  • Redução do risco de contaminação e consequentemente depreciação do produto;
  • Redução do consumo energético, principalmente dos refrigeradores.

O sistema de gestão e automação para frigoríficos Frigo-Data realiza todo o gerenciamento de piquete, formulações, gestão do trato, integração com sistema de pesagem, que facilita e agiliza a manipulação dos tratos realizados diariamente, ou seja, é ideal para atingir os resultados esperados.

Vantagens que a empresa pode ter ao adotar a automação de frigoríficos:

O sistema de automação para frigorífico Frigo-Data proporciona a otimização de processos, eliminando operações desnecessárias e ampliando os ganhos com o aumento da produtividade.

Desse modo, ela proporciona um aumento considerável da produtividade em diversas áreas, como por exemplo:

  • Gestão financeira;
  • Organização de estoque;
  • Comunicação;
  • Relacionamento com o cliente.
  • Relatórios em tempo real.

Sendo assim, ao ser implantada a política de automatização de processos, resta mais tempo à disposição dos colaboradores para que estes utilizem as suas competências em prol de atividades mais importantes.

  • Preserva o árduo retrabalho por conta dos erros em entrega, armazenamento ou lotes;
  • Eleva as condições de segurança e qualidade para o consumidor, fazendo com que sua satisfação também aumente;
  • Possibilita a execução de legalidade dentro de qualquer setor, de modo eficaz e com um custo benefício positivo;
  • Aprimora de forma significativa a circulação dos produtos, diminuindo custos de trabalho;
  • Diminui as requisições de graus de inventários e gastos de armazenamento;
  • Possibilita o rastreamento preciso e competente de recursos durante todos os procedimentos;
  • Eleva a qualidade e exatidão das entregas, suprimindo atrasos.

Ter uma produção mais ágil e mais eficiente é o sonho de qualquer gestor que quer ver seu frigorífico lucrando mais. Quando se tem um mecanismo que opera sozinho, com mais velocidade e precisão, o caminho está traçado para este resultado final. Fazendo as manutenções em dia e assegurando-se de que tudo está nos conformes, a produção irá em ritmo exponencial rumo ao aumento de faturamento do frigorífico. 

Com grande experiência no segmento de automação de frigoríficos, a Frigo-Data Informática tem a satisfação de garantir aos seus clientes um sistema frigorífico completo, garantindo todo o processo produtivo e de gestão que o ramo necessita.

Nosso sistema frigorífico permite a gestão completa da indústria frigorífica por meio da gestão de romaneio, nota fiscal, classificação do abate, rastreabilidade animal, separação para venda ou desossa, integrado com emissão de nota fiscal, certificado e custos das contas a receber e pagar, proporcionando os rendimentos do abate, custo da desossa, embalagem, preço da venda, custos variáveis e condenações.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou envie um e-mail para comercial@frigo-data.com.br