A automação de processos na era digital é essencial, pois os frigoríficos cada vez mais necessitam de ferramentas capazes de otimizar os seus serviços. Por essa razão, um bom sistema de automação deve oferecer algumas funcionalidades importantes.

O objetivo de todo negócio é ter o ápice de eficiência em seus processos. Logo, a automação comercial surge como uma ajuda na gestão e no controle das tarefas feitas, o que, de forma indireta, impacta na lucratividade. 

A técnica de automação faz parte da gestão de processos empresariais e consiste, basicamente, no uso de tecnologia e na integração de sistemas e dados para aprimorar o fluxo e o controle do trabalho e para se dedicar a atividades que realmente são importantes, como estratégias e inovações de negócio.

Essa é uma tática que pode ser adotada pelos frigoríficos, a fim de otimizar os processos manuais, obtendo uma maior eficiência nos processos. Portanto, qualquer empresa pode e deve adotar a automação comercial pois esse recurso traz grandes benefícios.

Quando falamos em automação em frigoríficos é importante entender qual sua principal vantagem prática e estratégica. 

As empresas que aderem ao uso da automação conseguem diminuir o tempo que seus funcionários e equipes gastam em tarefas não estratégicas, além de conseguirem diminuir o risco de falhas nessas atividades. Outro ponto positivo é que quando se erra menos, se gasta menos, como também sobra mais tempo para a tomada de decisões importantes. 

Aumento da eficiência do frigorífico

O trabalho mecânico é mais ágil do que o manual e, desta forma, ele acelera o processo de produção, gerando mais retorno para o seu negócio. O trabalho dos funcionários estará focado no controle da produção e não mais na execução de tarefas repetitivas.

O sistema de automação garante um ritmo produtivo contínuo de acordo com as previsões do frigorífico, o que permite a manutenção da eficiência tanto nos processos industriais como na gestão do negócio, devido ao controle de todo a empresa.

Integração de diferentes setores no sistema frigorífico

Na prática, a utilização da automação comercial pode ser imaginada em uma série de tarefas. Praticamente todos os setores da sua empresa pode se beneficiar.

Afinal, trata-se de uma tecnologia que integra informações e fornece insumos para que sua empresa e seu cliente se conectem, garantindo mais transparência e melhor contato entre eles. 

A inovação garante que todos os setores da empresa operem alinhadamente, com integração entre departamentos e centralização das informações estratégicas.

Com toda a indústria operando de forma alinhada, há um aumento na produtividade e lucros decorrentes da menor incidência de falhas e de refação de atividades.

Aumento da eficiência na gestão frigorífica

Não há como elaborar processos produtivos sem estratégias assertivas. Portanto, um software de automação também pode ser extremamente útil para ajudar você a fazer tomadas de decisão, analisar gráficos, estabelecer estratégias e mudar de rota sempre que preciso, com mais praticidade e eficiência.

Mapeamento de todo o negócio na indústria frigorifica

Um sistema automatizado não só permite que você veja o status de qualquer tarefa individual, mas também oferece a visão panorâmica de todo o processo. Já pensou o que você poderia fazer com vários meses de dados de um sistema automatizado?

Com uma ferramenta de automatização, você consegue avaliar relatórios, com mais facilidade e rapidez, podendo focar nas tarefas mais importantes. Por meio da automação, é possível acompanhar os fluxos, falar com a equipe de forma transparente e integrada, diminuir erros e controlar gastos.

Melhoria contínua na gestão do frigorífico

Quando você automatiza seu fluxo de trabalho, você cria um proprietário para cada etapa do processo. Iniciações, aprovações, rejeições e tarefas estão vinculadas a um indivíduo que se espera que realize uma ação.

Habilitar esse nível de transparência da informação em seus processos empresariais garante a responsabilidade de todas as partes interessadas. Consequentemente, a aplicação da automação ao seu negócio irá ajudá-lo a identificar quais tarefas demoram mais, em que níveis elas costumam ficar presas, etc.

Nem tudo depende apenas da sua equipe

A gente sabe que nem tudo depende apenas da sua equipe. Muitas vezes, é preciso contar com documentos, etapas burocráticas e outros fatores que vão para além da sua empresa.

Um sistema de automação é crucial para que esse processo tenha mais agilidade, facilitando o controle e o armazenamento de informações para garantir melhorias na organização e possibilitar o acompanhamento de cada etapa.

Com a aplicação de vários módulos integrados, é possível otimizar a mão de obra e acompanhar à distância o andamento da produção, solucionando eventuais problemas. A automação traz mais eficiência ao negócio porque aumenta o seu controle sob a operação.

Com o controle da qualidade do processo, o objetivo é obter produtos conforme as especificações de segurança e com o mais baixo custo possível, primando sempre por qualidade. Por isso, o sistema de automação para frigoríficos Frigo-Data oferece um método que atende às suas necessidades atuais e está preparado para dar todo o suporte para o crescimento do seu negócio. 

São disponibilizados relatórios por cliente, grau de produtividade, perda, rastreabilidade dos animais, histórico dos valores de compra e venda, quantidade de miúdos e produtividade por abate, desossa e informações em tempo real das operações da indústria frigorífica, proporcionando a gestão eficiente do proprietário do frigorífico com indicadores de desempenho.

Quer saber mais? Entre em contato pelo telefone (67) 3345-8353 ou acesse o nosso site https://frigo-data.com.br